Notícias locais
13 de março de 2021Mercados e Supermercados na FASE VERMELHA
É de conhecimento geral a grave pandemia de Sars-CoV-2 (COVID-19) que assola a sociedade mundial, o que, necessariamente, demanda a soma de esforços para a redução do ritmo de contaminação.
Além da gravidade dessa crise sanitária, temos que a crise econômica é de igual proporção. O Estado de São Paulo, por exemplo, adotou o denominado “Plano São Paulo”, com o objetivo de classificar diversas regiões do Estado de acordo com a gravidade de contaminação e de ocupação hospitalar.
Atualmente, nossa cidade, pertencente ao DRS Sorocaba, encontra-se na fase VERMELHA, a mais restritiva de todas, onde são permitidos, apenas e tão somente, o funcionamento de serviços tidos como “essenciais” (farmácias, supermercados etc.).
Ocorre que este Sindicato vem recebendo reiteradas denúncias de alguns cidadãos, sempre no sentido de desrespeito às medidas de prevenção no interior dos estabelecimentos (supermercados), como por exemplo, aferição de temperatura não realizada, capacidade acima de 30% (trinta por cento), aglomerações etc.
Apesar de tratar-se de serviço tido como essencial, é certo que os supermercados devem cumprir com as exigências da Fase Vermelha do Plano São Paulo, sob pena de prováveis fiscalizações e atitudes severas das autoridades locais em face de todos os estabelecimentos do comércio varejista local, que já vem sofrendo com a queda drástica nas vendas.
Destaque-se, ademais, que alguns municípios da região endureceram as regras, o que ocasionou um aumento do movimento no comércio de Itapetininga, o que demanda maior responsabilidade e atenção do empresário no cumprimento das regras.
Diante disso, é o presente para requerer sejam adotadas medidas no sentido de fortalecer a prevenção e combate a contaminação no interior dos estabelecimentos, em especial, observação do uso da máscara, o oferecimento de álcool em gel, a aferição de temperatura e o limite de 30% (trinta) por cento de capacidade máxima no estabelecimento, sob pena de, não o fazendo, acabar prejudicando a própria empresa e até, toda a categoria dos empresários do comércio varejista local, tendo em vista que a possibilidade de endurecimento das regras de combate ao COVID-19 é iminente.
Sincomercio Itapetininga
Representante de toda a categoria do comércio varejista de Itapetininga e Região.
