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28 de outubro de 2025COMÉRCIO DE ITAPETININGA JÁ SE MOVIMENTA PARA AS CONTRATAÇÕES E INVESTIMENTOS EM ESTOQUE PARA VENDAS DE FIM DE ANO.
O Sincomercio Itapetininga realizou, no último mês, entrevistas com empresários locais para entender as expectativas em relação às contratações e investimentos para o período mais movimentado do varejo: as festas de fim de ano.
Contratações Entre as empresas entrevistadas:
- 12,5% já estão em processo de contratação
- 17,5% iniciarão seus processos seletivos em novembro
- 40% já concluíram suas contratações
- 30% informaram que não pretendem contratar neste período
Investimentos em estoque O levantamento também apontou que:
- 85,4% das empresas já realizaram suas compras e estão com o estoque preparado
- 9,8% não irão investir
- 4,8% ainda não decidiram se vão investir em seus estoques
Expectativas de mercado: Segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o comércio varejista deve crescer cerca de 4% no fim de 2025, impulsionado pela retomada da renda, baixa taxa de desemprego e maior consumo em datas como a Black Friday e o Natal.
Já a FecomercioSP aponta um cenário mais cauteloso:
- Endividamento das famílias atinge 72,7%
- 22,7% têm contas em atraso
- Quase 10% afirmam não ter condições de pagar, apesar disso, o comprometimento da renda está estável em 26,6%, o que pode permitir algum fôlego para o consumo.
Setores com maior expectativa de vendas:
- Eletrodomésticos e eletrônicos
- Moda e acessórios
- Brinquedos e artigos infantis
- Decoração e presentes
Empresas que souberem aproveitar bem as estratégias de marketing, promoções e canais digitais devem se beneficiar mais intensamente desse movimento.
Dicas para impulsionar as vendas no fim de ano
Para aproveitar ao máximo o aumento do consumo durante a Black Friday e o Natal, os empresários devem investir em estratégias que fortaleçam a presença da marca e atraiam o público. Algumas ações recomendadas incluem: reforçar a divulgação nas redes sociais com campanhas temáticas, oferecer condições especiais de pagamento, criar vitrines atrativas e bem iluminadas, treinar a equipe para atendimento ágil e personalizado, e apostar em combos promocionais ou brindes. Além disso, é essencial garantir que o estoque esteja alinhado com a demanda esperada e que os canais digitais estejam funcionando perfeitamente para atender aos consumidores que preferem comprar online.
Sincomercio Itapetininga.

